No segundo dia de congresso, foi possível assistir a uma sessão temática com o Comunicação e Sustentabilidade. A sessão foi moderada por Ana Melo. 

A primeira de três intervenções foi feita por Joaquim Fidalgo, da Universidade do Minho. A sua apresentação centrou-se na abordagem de um assunto algo tabu em Portugal, “Quem pode/deve pagar pelo jornalismo?”. Segundo o interveniente, “Um jornal gosta mais de ter o seu jornal muito lido do que a sua empresa muito subsidiada”. 

Em seguida, Sónia Sebastião,da Universidade de Lisboa,  abordou a comunicação estratégica e a inovação social. Na sua apresentação referiu o maior ênfase a novas perguntas e inquietações sobre o tema, em detrimento de conclusão para dar mais espaço à discussão.

Por fim, Manuel Chaparro, da Universidad de Málaga, expôs várias perspectivas sobre a economia de mercado. Entre vários outros temas, o interveniente falou sobre a narrativa corrupta e o facto de o ser humano se mostrar muitas vezes ganancioso e os efeitos que isso tem no mercado. 

A audiência esteve bastante atenta às propostas e pesquisas dos três palestrantes, fazendo no final várias perguntas que referiam temas como as formas de crescimento dos grupos de comunicação ao longo do tempo. 

Por Iara Monteiro

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