Estratégias Criativas foi o mote para mobilizar os quatro trabalhos apresentados na sessão paralela do GT de Publicidade do SOPCOM. Os temas trazidos para essa mesa construíram um leque peculiar de temas interessantes, tendo sido abordados por colegas do Brasil e portugueses.

O trabalho de Luiz Fernando Manhães da Silva e de sua orientadora Ana Duarte Melo, ambos vinculados ao CECS, da Universidade do Minho, abordou o potencial do logotipo tridimensional da cidade do Porto, implantado nessa cidade em 2014, mostrando a curiosa interação das pessoas junto a esse objeto, que é fotografado por turistas e disparado nas redes sociais, agregando valor à marca dessa cidade.

O segundo trabalho foi elaborado por Marlene Loureiro, também do CECS, Sérgio Magalhães, da Universidade de Trás –os-Montes e Alto Douro e Álvaro Cairrão, a representar o CECS e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Loureiro discorreu sobre o estudo experimental desenvolvido, que teve o objetivo de perceber a relevância do ambiente musical como estratégia de marketing sensorial. Explicou sobre as dinâmicas aplicadas para observar e comprovar o efeito no comportamento do consumidor diante diferentes situações sonoras.

Marlon Xavier, da Universidade do Porto, questionou em seu trabalho sobre a relevância dos memes como estratégia de marketing. O Facebook foi o suporte para desenvolver a sua experiência, a qual se amparou na ferramenta SPSS Statistics para desenvolver a análise, conferindo, entre diferentes aspetos, o alto nível de interação por parte da geração Z.

A última apresentação foi da Hadassa Guimarães Oliveira, do CIES-ISCTE-IUL. Com base sociológicas, o trabalho aborda os aspetos relacionados à beleza feminina apoiada na publicidade, tendo como base as representações no Brasil e em Portugal.

A Professora Helena Pires, também do CECS, cumpriu com maestria a tarefa de moderar os trabalhos. Dado o ritmo previsto ser alcançado, foi oportuno abrir um debate estimulante entre os presentes.

Por Cynthia Luderer

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