A manhã do segundo dia da XIII edição da SOPCOM acolheu a sessão temática acerca da Transdisciplinaridade de Ciências da Comunicação, a qual ficou marcada pela troca de perspectivas acerca da porosidade desta área que, em formato teórico, se assume muito transversal.

O espaço de debate contou com as presenças de Rosa Franquet (Diretora da Associação Espanhola de Pesquisadores da Comunicação), Carlos Toural (Professor e Investigador da Universidade de Santiago de Compostela) e José Gomes Pinto (Representante da SOPCOM). Este programa contou ainda com a moderação de Gisela Gonçalves e a participação via Zoom de Juliano Domingues (Presidente da INTERCOM).

Uma das discussões da sessão abordou as Ciências da Comunicação enquanto conceito, sendo que foi mencionada como uma ciência que não é tão transversal ou transdisciplinar às várias áreas científicas quanto se menciona teoricamente.

Acrescentou-se ainda uma abordagem às más práticas do jornalismo e a preocupação das universidades por “preencher checks nas suas listas”, em vez de darem espaço aos seus alunos para criarem uma interdisciplinaridade comunicativa cuja ausência denotam.

Ainda em debate, mas desta vez com o público, falou-se também das várias políticas de comunicação, problemas comuns e as diferenças entre países, planeando em como poderiam ser construídas resoluções de forma conjunta.

Por Rodrigo Costa

Back

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *