Para abrir a tarde do segundo dia da XIII edição do SOPCOM, o GT Género e Sexualidade abordou o tema “Representações de Género”. Esta sessão teve a moderação de Inês Amaral. 

O primeiro interveniente foi Daniel Souza, da Universidade da Beira Interior, abordou questões relativas à representação e direitos da comunidade LBGTQ+, assim como o Pink Money. Fez ainda referência à violência, frequentemente praticada contra esta comunidade. 

Em seguida, Lenice Lanflôr, da Universidade do Minho, deu destaque à guerra entre Ucrânia e Rússia, principalmente à cobertura mediática e às representações de género na RTP. Na sua análise, procurou aprofundar conhecimentos em relação aos discursos de mulheres líderes políticas. 

A comunicação seguinte foi de Camila Florêncio dos Santos, da Universidade do Minho, na qual apresentou a sua análise à campanha online “Call”, do Instituto Maria da Penha. 

A última exposição da sessão foi feita por Daniel Cardoso, da Universidade Nova de Lisboa, o qual falou sobre o movimento #MeToo, fazendo uma análise e comparação do movimento em Portugal com o movimento nos Estados Unidos da América. 

A discussão final mostrou o grande interesse da audiência pelos temas retratados, havendo assim espaço para perguntas, trocas de ideias e sugestões. 

Por Iara Monteiro

Back

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *